Home do site » Livros » Outros Autores » Química e Mineralogia do Solo
Química e Mineralogia do Solo

Química e Mineralogia do Solo

No ano de 2002, a SBCS deu início à publicação de “Tópicos em Ciência do Solo”, série de livros de publicação bienal. Essa série, em seu VI volume neste ano, apresenta, em seus capítulos, uma ampla gama de assuntos sobre geologia, solos e nutrição de plantas, escritos por professores e pesquisadores brasileiros e internacionais. A receptividade dessa publicação pela nossa comunidade científica - estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores - foi imediata e com evidente entusiasmo. Em 2006, a SBCS lançou o livro “Nutrição Mineral de Plantas”, da nova série de publicações da SBCS denominada Livros- Texto. No ano seguinte, lançou, no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) em Gramado, o livro “Fertilidade do Solo”, já em sua segunda reimpressão, com mais de 3.000 exemplares vendidos.
A SBCS lança agora, no XXXII CBCS, em Fortaleza, o livro “Química e Mineralogia do Solo”, em dois volumes, totalizando 1.380 páginas. Esses livros, como outros que estão a caminho, vêm cobrir uma grande lacuna em relação à carência de material didático básico para formação de nossos estudantes de graduação e de pós-graduação. Nossa comunidade acadêmica e científica tem agora um material básico que certamente constituirá uma linha demarcatória de uma nova fase de qualificação do ensino de solos e nutrição de plantas no País.
O entusiasmo de todos nós em relação ao livro “Química e Mineralogia do Solo” diz respeito à excelente qualidade do material apresentado e, de modo especial, à essencialidade de aprofundamento nesta área como condição à melhoria do conhecimento em Fertilidade, Física, Gênese e Classificação e Manejo de Solos, dentre outras áreas da Ciência do Solo.
Aos autores dos diversos capítulos e, de modo particular, aos editores, Professores Vander Melo e Luís Alleoni, pela dedicação e esforços sem limites, que viabilizaram esta obra que retrata a maturação qualificada de nossa comunidade científica, os agradecimentos da SBCS.

Conteúdo:

PARTE I

I - CONCEITOS BÁSICOS DE QUÍMICA
João Carlos de Andrade

II - CONCEITOS BÁSICOS EM MINERALOGIA
Antenor Zanardo & José Marques Júnior

III - EQUILÍBRIO QUÍMICO DAS REAÇÕES NO SOLO
Jaime Wilson Vargas de Mello & Daniel Vidal Perez

IV - RESERVA MINERAL DO SOLO
Vander de Freitas Melo, Rosa Maria Vargas Castilhos & Luiz Fernando Spinelli Pinto

V – INTEMPERISMO E OCORRÊNCIA DE MINERAIS NO AMBIENTE DO
SOLO