Home do site » Livros » da Universidade do Leite » Manejo de Vacas Leiteiras em Confinamento
Manejo de Vacas Leiteiras em Confinamento

Manejo de Vacas Leiteiras em Confinamento

Sinopse:

A adoção de sistemas de produção de leite com animais confinados provoca discussão entre os defensores desse sistema e os defensores dos sistemas a pasto, tendo ambos os grupos argumentos a favor de seu sistema de predileção. Contudo, todos os sistemas podem se tornar viáveis, desde que conduzidos de maneira competente. Do ponto de vista econômico, produtores que não conseguem inovar ou ajustar suas estruturas tecnológicas e de custo estão fadados à inviabilização do seu negócio.

Para o aumento da produtividade costuma-se confundir o uso de tecnologia com aumento da infraestrutura de instalações, melhoria genética do rebanho e outros. Mas nem sempre essas afirmativas são verdadeiras, pois é possível aumentar a produtividade sem precisar investir em instalações ou modificar o rebanho já existente.

Este livro busca informar o leitor sobre os diferentes sistemas de confinamento existentes e o uso de técnicas de manejo de um sistema de vacas leiteiras confinadas, visando o aumento da produtividade, assim como: manejo da vaca seca, conhecimento do comportamento da curva de lactação, manejo alimentar, critérios de agrupamento em sistemas confinados, frequência de ordenha e uso da somatotropina bovina recombinante, e, por fim, as diferentes doenças que podem prejudicar as vacas leiteiras.

Sumário:

1. Sistemas de Confinamento
1.1. Sistema Free Stall
1.2. Sistema Loose-Housing
1.3. Sistema Tie Stall
2. Manejo da Vaca Seca
3. Pós-Parto (Curva de Lactação)
4. Aparelho Digestivo
9.4.6. Timpanismo Ruminal
Referências Bibliográficas

Autores:

José Carlos Peixoto Modesto da Silva possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2009).

Cristina Mattos Veloso possui graduação em Medicina Veterinária (1991) e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), além de Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é professora adjunta do departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa.

Marcos Inácio Marcondes possui graduação em Zootecnia (2005), Mestrado em Produção Animal (2007) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2010). É professor Voluntário do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa.

José Mário de Carvalho Veloso possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2009), durante a qual foi bolsista de Iniciação Científica na área de Nutrição de Ruminantes.

Editora: Aprenda Fácila Editora

Número de Páginas: 154

Impressão: Capa colorida, figuras e fotos coloridas e em preto e branco, tabelas. Formato do livro: 16x23cm.

ISBN: 978-85-62032-25-7